O natal na África

posted under , , by Consciencia Negra 3° C


O Natal no Kênia

SAUDAÇÃO: "Merry Christmas"
O Natal é um tempo de vida em família no Quênia. São comuns as viagens em família nessa época, pois marcam uma reaproximação e uma predisposição ao diálogo.
Grupos de cantores costumam cantar de casa em casa na véspera de Natal e, em geral, são presenteados com pequenas lembranças, doces e bebidas. Porém o mais comum é que recebam doações para a igreja.
O encontro do dia de Natal é, em geral, na igreja, para lá as famílias acorrem em roupas novas, sapatos bem lustrados e as crianças levam algum brinquedo. Lá encontram a igreja decorada com uma profusão de flores, guirlandas e árvores verdes.
Os amigos visitam-se ao longo do dia e servem-se fartamente comidas como o nyama choma, que é uma espécie de roastbeef, sempre com chapatis, que é uma modalidade de pão.
O Natal em Angola

SAUDAÇÃO: "Boas Festas"

Embora os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) - Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - tenham diferentes raízes culturais e políticas, uma coisa eles têm em comum: a porcentagem relativamente alta de cristãos, que cultivam as tradições natalinas levadas de Portugal pelos antigos senhores coloniais.

Na véspera, celebram apenas a Missa do Galo, deixando a refeição festiva para o dia seguinte. Os cabo-verdianos costumam fazer um cozido, enquanto os moçambicanos preferem um assado de cabrito e os angolanos comem pratos vegetarianos com mandioca.
Em todos esses países, há, no entanto, o bolo de Natal. A árvore de Natal também é um símbolo importante. Em países quentes, como a Angola, o cipreste substitui o pinheiro. Mas as árvores mais bonitas e coloridas são as que as crianças costumam pintar e pendurar na igreja do povoado, como é o costume em Moçambique.



Uma Oração de Natal por Angola

 

Há dois mil anos, um menino nasceu, para ser o Rei dos reis, como foi anunciado desde os antigos tempos. Jesus, sinônimo de Eleito, não nasceu num berço rico, nem foi envolto em trajes majestoso, tão pouco recebeu uma coroa de ouro.

Antes, fez-se pobrezinho, o mais “pequeno” de todos, nasceu num estábulo, deitado foi, numa manjedoura e de nós, recebeu a coroa... De espinhos.

Em vez da espada e condenação, para combater o mal, usou de amor e perdão.

Veio ao mundo, para os pobres, oprimidos, doentes, veio para todos os que sofrem no, corpo ou no espírito.

“Eu vim para que tenham a Vida e a tenham em abundância” Jesus, a Ti suplico e imploro,Olha por este teu povo tão sofredor, olha para a nossa mãe Angola.

Nossos velhos, nossas mães, nossos irmãos, nossas crianças, vivem o inferno da guerra, da fome, das doenças, e do abandono. Tu Príncipe da Paz, ilumina os homens que governam nossa nação e os que direta ou indiretamente são responsáveis quer pela guerra, quer pelo desvio das riquezas que poderiam aliviar esta situação, para que governem e atuem com justiça e caridade. No lugar de um coração de pedra, dá-lhes um coração de carne, humano e solidário para com os homens de quem eles são responsáveis por lhes possibilitar uma vida condigna.

A nossos irmãos, vitimas de tão grande sofrimento, envia-lhes o teu Santo Espírito, dá-lhes o Dom da Paz, Consolação e Alegria. Enchem de Bênçãos e Sabedoria, todos aqueles que apoiados em Ti e na Tua palavra, dão a vida por Ela, na construção de uma Angola fraterna. De uma forma particular a todos os membros da Tua Igreja, a todos os missionários e missionárias, a todos os leigos, a todos os responsáveis pelo movimento ProPace, à COEIPA, guia-os e ampara-os nas suas dificuldades, antecede-os nas suas iniciativas para a pacificação do nosso país.

Ámem.  

O Natal na África do Sul

SAUDAÇÃO: "Geseënde Kersfees" E "Happy Christmas"

Natal na África do Sul é uma festa de verão. Em dezembro o verão setentrional produz gloriosos dias de sol que constituem um irrecusável convite para ir às praias, aos rios e mesmo à montanhas. As escolas estão fechadas e acampar é sempre um bom programa. Não há neve, mas as flores se esmeram em adornar o nascimento de Jesus Cristo. As canções de natal têm no impressionante conjunto Lady Black Mambazo seus mais talentosos intérpretes.

Nas cidades, muitos corais saem na noite de véspera de Natal, mas o mais comum é que os serviços religiosos sejam na manhã de Natal. De noite, o mais belo é mesmo os cantos à luz de velas.

As casas são decoradas com ramos de pinho e os abetos são decorados em todas as casas com presentes aos pés para as crianças, embora as meias de Natal também sejam costume.
Muitos sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, mas a ceia também acontece e nela servem-se tortas, arroz e peru, porco, pudins e frutas secas.

Há 11 línguas na África do Sul. Aqui eis alguns modos de dizer Feliz Natal por lá:

Merry Christmas - Inglês
Geseënde Kersfees - Afrikaner
Sinifisela Ukhisimusi Omuhle - Zulu
Sinifisela Khisimusi Lomuhle - Swazi
Matswalo a Morena a Mabotse - Sotho

O Natal em Moçambique

SAUDAÇÃO: "Boas Festas"

Durante os muitos anos de guerra em Moçambique, o Natal foi removido do calendário, conforme reportam os missionários da Assembléia de Deus. Hoje, de novo se celebra em família e sem grandes festejos. Muitas missões de diversar religiões trabalharam juntas para trazer de novo a festa do Natal aos moçambicanos. Assim , faz-se uma ceia em várias missões e nos centros católicos a Missa do Galo é sempre celebrada.

As crianças de Moçambique as fabricam mesmas as figuras do presépio com uma madeira branca, muito macia e maleável, trabalhando com navalhas e cutelinhos. Iam esculpindo com muita paciência as personagens e animais do presépio. No seminário de Zóbue, fazia um concurso entre os alunos e os melhores presépios recebiam um prêmio. Alguns viajavam até a Europa como presente de Natal. Cada presépio era uma obra original, única, curiosa. O maior esmero sempre era para esculpir o Menino Jesus e Maria.

 

O Natal em Uganda


SAUDAÇÃO: "Webale Krismasi"

A notável festa para os despossuídos de Uganda foi à celebração mais maravilhosa, excelente e histórica de toda a vida das pessoas carentes de Uganda, disse o presidente da Organização local para cegos, paralíticos, crianças de rua, mulheres doentes e órfãos pela AIDS. “ Esta foi a mais real festa de Natal que já presenciei” – Disse um membro do Parlamento.

O Natal solidário promovido pela DCI Mundo Cristiano Una Red Internacional de Creyentes foi um momento de luz num país carente da África. Essa Missão Evangélica foi um renascer do Espírito Verdadeiro do Natal.

O Natal em Ruanda



SAUDAÇÃO: "Noheli Nziza"

Nos países africanos em geral, graças à ação evangelizadora de missionários católicos e evangélicos, o Natal se consolidou como um feriado mais religioso que secular. Comemora-se nas cidades e tribos cristianizadas o nascimento de Cristo. Claro que se decoram ruas, lojas e casas, Papai Noel passa por lá, especialmente em Kigali, mas o sentido religioso é maior do que o aspecto da troca de presentes e a ceia.
Costuma-se identificar o festejo do Natal com a preparação da carne de cabra. Em Kikuyu e Masai, tribos africanas, existe uma curiosidade, certas partes da cabra são para homens. Os ruandenses, muito em função da colonização belga têm especial gosto por doces.

O Natal na Tanzânia



SAUDAÇÃO: "Krismas Njema Na Heri Za Mwaka Mpya, Happy Christmas"
Situada na costa leste da África, a Tanzânia é formada pelo território de Tanganica, no continente, e pela ilha de Zanzibar, no oceano Índico. Em seu território estão os três maiores lagos africanos – Vitória, Tanganica e Malauí –, parques de animais selvagens e o ponto mais alto da África, o monte Kilimanjaro, com 5.895 metros de altitude. Ocupada no decorrer da história por árabes, alemães e ingleses, a Tanzânia reúne povos de diversas etnias e religiões: muçulmanos, cristãos, hindus e adeptos de 120 crenças animistas nativas. A maioria da população é muçulmana.

Os cristãos fizeram do Natal a maior festa de nossa fé na Tanzânia e as belezas das tradições caíram no gosto da população muçulmana. Decoração de ruas e casas é comum, troca de presentes também. A influência alemã transformou o dia 6 de dezembro no dia de troca de presentes. Papai Noel visita as famílias e julga se os meninos e meninas portaram-se bem. A véspera de Natal é festiva e religiosa. Sempre serve-se a ceia.

 

O Natal na Rep. do Congo



SAUDAÇÃO: "Joyeux Noel"

A preparação para o Natal no Congo começa quando um grupo é designado em cada igreja para organizar o advento. O Dia de Natal começa quando grupos de cantores natalinos caminham por toda a vila de casa em casa cantando músicas de diferentes países. Em geral se desperta com os coros de cantores. Depois, dirigem-se às suas casas para vestirem-se para o serviço religioso.

O ponto alto é o oferecimento de um presente de amor a Jesus, honra do Menino Deus. Por volta das 21 h todos celebram o nascimento. Agora, muitos usam servir uma ceia de Natal com parentes e amigos.

 

O Natal na Guiné Equatorial



SAUDAÇÃO: “Joyeux Noel, Feliz Navidad" Novidade em Mokom

O Natal da Espanha e de sua antiga colônia não se parecem em nada. Em Malabo ainda se pode ver algo de espanhol, mas em Mokon, mais nada!

Luzes de Natal, por exemplo, nem pensar, pois grande parte da das casas só têm luz por gerador e não se pode desperdiçar. Trocam-se presentes que são atribuídos aos reis, ou Papai Noel ou Santa Klaus!

O Natal, no entanto é mesmo uma festa mais religiosa que secular, mas tratam-se de celebrações muito alegres e cheias de canções. No fim da tarde se ouvem os sinos chamando para a missa, é costume representar-se a cena da Natividade com pessoas.
Todo o povoado estará na capela entoando Glória se agitam "movusas" e dançam suavemente e se ouvem gritos de júbilo: "oyanes".

Em geral janta-se cedo na Véspera e se comemora com o melhor de cada tradição culinária.
 

O Natal em Camarões



SAUDAÇÃO: “Merry Christmas, Joyeux Noel"

Em 1973 A comunidade cristã de Jesus Mafa desejou realizar uma representação africana do Evangelho de Jesus e começou esse ousado projeto.

As cenas mais importantes do Novo Testamento foram selecionadas e adaptadas e representada por pessoas da Vila.

As representações eram fotografadas e depois desenhadas e pintadas por um artista francês. Criando um excepcional visual iconográfico de espírito e etnia africanos.

Este maravilhoso trabalho está à venda no endereço abaixo e sua venda mantém a comunidade.

0 comentários

Make A Comment
top