Somali K'naan

posted under by Consciencia Negra 3° C

Nascido na Somália, K'naan passou sua infância em Mogadishu  e viveu lá durante a Guerra Civil Somali, iniciada em 1991. Seu tio, Magool, foi um dos cantores mais famosos da Somália. O avô do K'naan , Haji Mohammad, era um poeta. Ele é muçulmano, e seu nome, Keinan, significa "viajante" no idioma somali. Ele passou os primeiros anos de sua vida ouvindo os registos de hip-hop que lhe foi enviada dos Estados Unidos por seu pai, que tinha deixado a Somália. Quando ele tinha 13 anos, K'naan, sua mãe e seus três irmãos, o irmão mais velho, Liban e irmãs Naciimo, Sagal foram capazes de deixar sua pátria e juntar os familiares, em Nova York, onde ficaram brevemente antes de se mudar para o Canadá, para o bairro de Toronto Rexdale , onde havia uma grande comunidade somali e sua família ainda reside., K'naan começou a aprender Inglês, em parte, ouvindo discos de hip hop de artistas como Nas e Rakim. Apesar do fato de que ele ainda não podia falar a língua, o jovem aprendeu sozinho K'naan hip hop e rap dicção, copiar as letras e estilo foneticamente.  Ele então começou a Rimar também.

Carreira

K'naan tornou-se amigo e sócio de promotor canadense Sol Guy, que o ajudou a garantir uma palestra perante as Nações Unidas do Alto Comissariado para os Refugiados, em 1999, onde K'naan Ousou a criticar num freestyle a ONU para com as missões de auxílio não Somália. Um dos membros da platéia, o cantor senegalês Youssou N'Dour, ficou tão impressionado com o desempenho do joven MC e sua coragem que ele teve e o convidou para contribuir para o seu álbum de 2001 Construindo Pontes, um projecto através do qual K'naan foi capaz de excursionar no mundo.

Este projecto levou o seu trabalho em outros eventos da ONU, bem como o Montreal Jazz Festival eo Halifax Pop Explosion. Ele também ajudou a encontrar produtor Canadense Jarvis Igreja e sua equipe Track & Field, em 2002, que produziu seu primeiro álbum, The Dusty Foot Philosopher, que foi lançado em 2005, para aclamação da crítica. Em 2006, ganhou o Juno Award de Rap Gravação do Ano, e foi indicado para o Polaris Music Prize 2006. Ele também ganhou o BBC Radio 3 World Music Award para a categoria estreante em 2007. O Dusty Foot Philosopher foi relançado e re-embalado como um "Deluxe Edition", com novas misturas e um DVD bônus em Estados Unidos (e em vários territórios internacionais) pela empresa de mídia emergentes e gravadora (im Interdependente Media, Inc.) em 2008.

Desde então, K'naan foi à turnê promovendo seu álbum e trabalhando na sua libertação follow-up, "Trovador", seu álbum de estréia da nova gravadora, A & M / Octone Records. Ele também tem vindo a colaborar com artistas como Nelly Furtado, Mos Def, The Roots, Dead Prez e Pharoahe Monch em excursões, como o Live 8 e Odyssey Breedlove. Ele também colaborou com Damian Marley em "Welcome The Jamrock "touring sessão.

K'naan lançou "The Dusty Foot" na Estrada, uma coleção de gravações feitas durante sua turnê mundial em Wrasse Records.

K'naan passou a popularidade através da participação no BET Awards 2008 Cypher, esta foi sua primeira aparição na televisão americana. Seu segundo álbum de estúdio, Troubadour, foi lançado em 24 de fevereiro de 2009 no A & M / Octone Records, e será distribuído pela Universal Music Group em todo o Mundo. O primeiro single do álbum, "ABC", foi lançado nas rádios no final de 2008. K'naan foi destaque em alguns jogos como Madden NFL 09 com sua canção do ABC, e FIFA 06 com sua canção "Soobax". A canção "If Rap Gets Jealous", uma regravação de uma faixa de mesmo nome - com versos diferentes - desde a Dusty Foot Philosopher, características levam Metallica guitarrista Kirk Hammett. K'naan foi também o primeiro artista apresentados no X3, um projeto colaborativo entre a CBC Radio 3, Exclaim! revista e aux.tv para promover a nova música canadense.


A versão remixada de K'naan do single "Wavin Flag" foi escolhida como o hino da Coca-Cola para a 2010 FIFA World Cup, realizada na África do Sul.

0 comentários

Make A Comment
top