Netinho de Paula

posted under by Consciencia Negra 3° C

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj3u1l6Fi0qUG_k3E2KKVzrC-MWGEdS-89nbw-Z_MauJx2p6UHdwNHWFfE8g3mGSFoDqSiRIk_FLTzV94hef5b3TEaTQsIOl4kyZTmZvlGX-SPPJNEvEa1rEEK30NQ4dZpSQOenIRrSdMI/s1600-r/Cantor+netinho.jpg

Netinho de Paulanome artístico de José de Paula Neto (São Paulo11 de julho de 1970) é um cantorapresentador de televisão,ator e político brasileiro filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). nasceu no bairro de Santo Amaro e foi criado em Carapicuíba, na Grande São Paulo, onde morou por muito tempo em um apartamento da Cohab 2. Começou a trabalhar ainda menino, com sete anos, como vendedor de doces na estação de trem. Sua mãe morreu quando ele tinha 11 anos.
Em 1986, aos 15 anos, entrou para o conjunto Negritude Júnior. Já em 2001, lançou-se em carreira-solo e iniciou sua trajetória como apresentador de tevê, na Rede Record, onde atuou até 2007, no programa de grande sucesso Domingo da Gente. Em 2005, lançou aTV da Gente, que teve uma programação restrita a algumas regiões do nordeste brasileiro e se extinguiu em 2007.
Em 2008, Netinho foi eleito vereador em São Paulo pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), com 84.406 votos - correspondendo a 1,41% dos votos válidos, o que lhe deu a posição de terceiro mais votado nas eleições
Em 2009, retornou para a televisão com um programa semanal no SBT, o Show da Gente, similar àquele apresentado na Rede Record, tendo como quadro principal o “Um dia de princesa”.
Além das atividades artísticas desde os tempos de Negritude Junior, Netinho sempre se engajou em projetos sociais, como a “Casa da Gente”, em Carapicuíba, fundada por ele. Atualmente, o programa atende mais de 400 crianças e adolescentes, oferecendo complemento escolar, aulas de musicalização, teatro, cursos profissionalizantes, atendimento e suporte a famílias, alimentação, entre outras ações educacionais e sociais.

Negritude Junior 
Em 1986, uma turminha de amigos, com idades entre 12 e 15 anos, moradores da Cohab Carapicuíba, Zona Oeste de São Paulo, reunia-se aos domingos para curtir a “Praça do Samba” do km 18, em Osasco. Munidos de instrumentos, batucavam nos intervalos das apresentações dos artistas, formando uma rodinha de pagode bem animada. Até que um dos organizadores do evento resolveu dar-lhes uma chance e numa bela tarde de domingo, aproximou-se. Todos pararam de tocar, imaginando que iriam levar uma bronca. E nesse momento foram questionados o porquê haviam parado de tocar. Então, o organizador disse-lhes que já vinha os observando há vários domingos e que estava adorando o grupo, surgindo assim um convite para que se apresentassem no palco da “Praça do Samba” no domingo posterior, convite aceito instantaneamente por Claudinho. E ali naquele mesmo instante, fora perguntado o nome do grupo. Em virtude da emoção, quase gritando, Waguininho respondeu:
- É Negritude, é Negritude, é Negritude!
E assim, mesmo tremendo, Nênê completou:
– É Negritude Junior Senhor.
Ficava ali marcado o show para o próximo domingo, dia 18 de Maio de 1986, primeira apresentação do grupo num palco.



0 comentários

Make A Comment
top