Primeira princesa negra da Disney

posted under by Consciencia Negra 3° C


Tiana, a heroína de A Princesa e o Sapo, é a primeira soberana negra da Disney. Dirigido por John Musker e Ron Clements, os mesmos de A pequena sereia (1989) e Aladdin (1992), o filme é uma recriação de um clássico dos contos de fadas marcado pelo jazz e demais sons de Nova Orleans, o coração cultural da comunidade negra americana.
Tiana não é a primeira heroína diferente dos desenhos da Disney, mas é a primeira de origem não-caucasiana que mora nos EUA. Tiana é uma jovem princesa de origem africana que tem o sonho de abrir um restaurante em New Orleans, a capital do Jazz.
A animação A Princesa e o Sapo é uma combinação de histórias clássicas e modernas, protagonizadas por um príncipe em forma de sapo, que deseja desesperadamente voltar a ser humano, e por uma princesa que, após beijá-lo, se transforma em rã, dando início a uma hilariante aventura pelos místicos pântanos da Louisiana.
Tiana, a nova princesa já causou alguma polêmica nos EUA. Em abril deste ano, o filme foi acusado de ser preconceituoso porque a protagonista começou por se chamar Maddy, nome parecido com Mammy, com que os americanos se dirigiam às escravas. A Disney também foi acusada de ter-se aproveitado da “obamania”, apesar de o projeto ter sido iniciado muito antes da eleição de Barack Obama.
A Princesa e o Sapo marca a volta da Disney à animação desenhada à mão, após cinco anos, e parte do trabalho foi feito em São Paulo pela HGN Produções, selecionada pelo estúdio americano.

0 comentários

Make A Comment
top